Perguntas Frequentes

1. Como posso efetuar minha inscrição?

Os candidatos aos cursos ofertados na forma INTEGRADA e SUBSEQUENTE devem acessar o site concursos.ifbaiano.edu.br e seguir o link instruções ou procurar a Comissão Local do processo seletivo.

Os candidatos aos cursos ofertados pelo PROEJA devem realizar a inscrição presencialmente no campus do curso escolhido.

2. Posso me inscrever para mais de um curso?

Não. O candidato só poderá concorrer a uma das vagas ofertadas.

3. Ainda estou cursando o último ano do Ensino Fundamental ou o último ano do Ensino Médio, posso me inscrever no Processo Seletivo Unificado do IF Baiano – 2016?

Sim. O candidato que estiver cursando, no ato da inscrição, o 9º ano do Ensino Fundamental ou o 3º ano do Ensino Médio, poderá se candidatar a uma das vagas dos cursos ofertados, desde que apresente a declaração ou boletim escolar solicitado nos subitens 5.7 e 5.8 do edital

4. Quais documentos necessários para confirmar a inscrição no Processo Seletivo Unificado do IF Baiano – 2016?

Para os cursos da forma INTEGRADA e SUBSEQUENTE são:

a) Documento de identificação OU Certidão de Nascimento (cópia simples);

b) CPF (cópia simples);

c) Histórico escolar:

I) Para os que já concluíram o nível de ensino exigido: cópia simples do Histórico acompanhada do original. Em caso de envio pelos correios a cópia deverá ser autenticada;

II) Para os que estão cursando o último ano do nível de ensino exigido:

– Declaração da Escola com as notas de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo o período solicitado, emitida pela instituição de ensino; OU

– Declaração da Escola na forma do modelo no anexo VI do edital; OU

– Boletins Escolares abrangendo o período solicitado devidamente autenticados pela instituição de ensino (cópia simples acompanhada do original. Em caso de envio pelos correios a cópia deverá ser autenticada)

Para o PROEJA:

a) Documento de identificação OU Certidão de Nascimento (cópia simples);

b) CPF (cópia simples);

5. Posso efetuar a minha inscrição sem possuir CPF?

Não. O CPF é um campo de preenchimento obrigatório do requerimento de inscrição. Caso o candidato não possua o número, deverá se dirigir a uma das agências dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica e solicitar a emissão do documento, assim receberá um protocolo com o número.

6. Posso utilizar o CPF de uma outra pessoa para me inscrever neste Processo Seletivo?

Não. O único documento válido para esse fim será o seu próprio CPF, desta forma o candidato não poderá utilizar o CPF de seu pai, sua mãe, de qualquer parente para a sua inscrição.

Os comentários estão fechados.