Perguntas Frequentes

1. Como eu posso obter a isenção de pagamento da taxa de inscrição?

Será atendida a solicitação de isenção da taxa de inscrição do candidato que apresentar comprovação de pelo menos um dos seguintes requisitos:

a) Ter cursado todo o Ensino Fundamental II na Rede Pública, para os candidatos que concorrerão aos cursos na forma Integrada;

b) Ter sido beneficiado por programas de bolsa integral na rede particular de ensino em todo o Ensino Fundamental II, para os candidatos que concorrerão aos cursos na forma Integrada;

c) Ter cursado todo o Ensino Médio na Rede Pública,para os candidatos que concorrerão aos cursos na forma Subsequente;

d) Ter sido beneficiado por programas de bolsa integral na rede particular de ensino em todo o Ensino Médio, para os candidatos que concorrerão aos cursos na forma Subsequente.

2. Como posso efetuar minha inscrição?

Acessar o site concursos.ifbaiano.edu.br e seguir o link instruções.

3. Posso me inscrever para mais de um curso?

Não. O candidato só poderá concorrer a uma das vagas ofertadas.

4. Posso efetuar minha inscrição de forma presencial?

Não. A Inscrição no Processo seletivo Unificado do IF Baiano – 2013  só poderá ser feita de forma on-line. O candidato que tiver dificuldades para efetuar a sua inscrição poderá comparecer em um dos pontos de apoio especificados no Anexo II do Edital Nº 162/2012.

5. Ainda estou cursando o Ensino Fundamental, posso me inscrever no Processo Seletivo Unificado do IF Baiano – 2013?

Sim. O candidato que estiver cursando, no ato da inscrição a 8ª série ou 9º ano, poderá se candidatar a uma das vagas dos Cursos na Forma de Articulação Integrada e se for candidato com idade mínima de 18 anos poderá concorrer a uma vaga dos cursos do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio, na modalidade de Jovens e Adultos), de acordo com o Anexo I do Edital Nº 162/2012.

6. Ainda estou cursando o Ensino Médio, posso me inscrever no Processo Seletivo Unificado do IF Baiano – 2013?

Sim. O candidato que estiver cursando, no ato da inscrição a 3ª série do Ensino Médio, poderá se candidatar a uma das vagas dos Cursos na Forma de Articulação Subsequente, de acordo com o Anexo I do Edital Nº 162/ 2012.

7. Qual a cidade de realização das provas?

No ato da Inscrição o candidato deverá informar o Campus, o Curso e a Cidade onde deseja realizar a prova.

8. Posso efetuar a minha inscrição sem possuir CPF?

Não. O CPF é um campo de preenchimento obrigatório do requerimento de inscrição. Caso o candidato não possua o número, deverá se dirigir a uma das agências dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica e solicitar a emissão do documento, assim receberá um protocolo com o número.

9. Posso utilizar o CPF de uma outra pessoa para me inscrever neste Processo Seletivo?
Não. O único documento válido para esse fim será o seu próprio CPF, desta forma o candidato não poderá utilizar o CPF de seu pai, sua mãe, de qualquer parente para a sua inscrição.

10. Qual a diferença entre as formas de articulação  Integrada, Subsequente e Proeja ?

Os candidatos que concorrerão aos cursos da forma Integrada deverão ter concluído o  Ensino Fundamental até a data da matrícula.

– Os candidatos que concorrerão aos cursos da forma  Subsequente  deverão ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

– Proeja- categoria da modalidade integrada voltada para jovens e adultos com mais de 18 anos que já concluíram o ensino fundamental, mas que estão fora da sala de aula há algum tempo.

11. Caso o candidato deseje poderá após o pagamento realizar a alteração de curso até que período?

Resposta: Até o último dia de inscrição o candidato poderá realizar a alteração de curso desejada. No dia da prova não será possível a mudança de curso,o mesmo será automaticamente eliminado do certame.O candidato só poderá realizar a prova para o curso informado no ato da inscrição.

Os comentários estão fechados.